CODEMIG
Home Empreendimentos e Parcerias Negócios Hotelaria e Turismo Hotel da Previdência de Araxá

Hotel da Previdência de Araxá

Localizado na Estância do Barreiro, a oito quilômetros do centro da cidade de Araxá, o Hotel da Previdência está inserido em ambiente de rara beleza. O local proporciona aos hóspedes contato direto com a natureza e com um pouco da história e das tradições de Minas Gerais. Cercado de áreas verdes e situado ao centro de um vale, em meio à imponência do prédio do Grande Hotel e das Termas, às fontes de águas sulfurosas e às alamedas arborizadas, o Hotel da Previdência forma, juntamente com o conjunto do Barreiro, um local propício ao lazer e relaxamento.

O Hotel ocupa uma área total 19 mil metros quadrados e conta com uma completa infraestrutura de serviços, lazer e entretenimento, integralmente restaurada. O prédio do Hotel, com 5,6 mil metros quadrados de área construída, apresenta sistema de automação para voz e dados, climatização de todos os ambientes, acessibilidade para portadores de necessidades especiais e sistema de segurança com câmeras. No empreendimento, destaca-se, ainda, uma ampla praça de esportes, composta de três quadras, sauna, uma piscina para adultos e outra para crianças, salão de jogos, bar, ambulatório, biblioteca, salão para crianças, sala de ginástica, restaurante e salão de convenções.

Obras

O Hotel da Previdência, denominado antigamente Hotel Cura e Repouso, foi doado ao Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg) em 1955, pelo então governador Juscelino Kubitscheck.

Antes de transferir a sua concessão para a Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais - Codemig, o Ipsemg promoveu ampla reforma e restauração do Hotel, com a introdução de adaptações necessárias a seu enquadramento nos padrões tecnológicos e de conforto exigidos pela moderna hotelaria. Foram tomados, no entanto, todos os cuidados com a preservação das características arquitetônicas autênticas do antigo Hotel Cura e Repouso, pois a edificação faz parte do complexo hoteleiro do Barreiro, tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha).

Os investimentos somaram R$13,438 milhões. As obras de reforma do Hotel, que duraram três anos, foram feitas pela construtora Mello Azevedo, por meio de licitação do Departamento de Obras Públicas do Estado de Minas Gerais (Deop). O empreendimento consistiu em 6.946,72 metros quadrados de reformas e construções no Hotel. Entre as benfeitorias no prédio principal estão a substituição de todas as instalações elétricas e hidrossanitárias, gás canalizado e drenagens pluviais, sistemas de prevenção e combate a incêndios, reforma e ampliação dos telhados, sistema de drenagem, corrimãos, piso em granito, salão de convenções, rouparia, área de serviços, corredores, fraldário, ambulatório, jardim de inverno, varanda, bar, salão de jogos, loja, biblioteca, restaurante, paisagismo, passeios e canteiros.

A reforma na parte externa incluiu nova área de estacionamento de veículos, instalações sanitárias, vestiários, lanchonete, saunas, impermeabilização das piscinas (adulto e infantil), adaptações e construções para acessibilidade de portadores de necessidades especiais e reforma das quadras esportivas.

O Hotel totaliza, agora, 114 apartamentos - 49 de casal, 56 de solteiro para duas pessoas e nove de solteiro para três pessoas. Alguns deles oferecem instalações para portadores de necessidades especiais.

Coube à Codemig a aquisição e instalação dos móveis e equipamentos, entre os quais todo o sistema de telefonia, de cozinha e lavanderia, além da decoração, totalizando investimentos da ordem de R$2,523 milhões, que foram repassados pelo Ipsemg mediante convênio.

Resumo da obra:

- Restauração de fachadas, retomando a tonalidade original;
- Reforma de todo o telhado com substituição de todas as telhas;
- Restauração das esquadrias, com remoção de pintura e aplicação de verniz, retomando o acabamento original;
- Instalação de circuito fechado de televisão;
- Instalação de fechaduras eletrônicas nas portas dos apartamentos;
- Instalação de economizadores de energia nos apartamentos;
- Instalação de cabeamento estruturado;
- Substituição de todas as instalações hidrossanitárias e elétricas, incluindo grupo gerador de energia;
- Instalação de elevador com acessibilidade para portadores de necessidades especiais.

Arrendamento e gestão

O contrato de arrendamento do Hotel foi assinado pela Codemig com a empresa Nacional Inn Ribeirão Preto Ltda., vencedora da licitação. A operadora integra o grupo Nacional Inn e Shelton Inn, que administra 26 hotéis em várias capitais e grandes cidades de vários estados do país. O arrendamento do Hotel da Previdência, com todas as suas benfeitorias, móveis, equipamentos e áreas externas, foi feito pelo prazo de 15 anos, com possibilidade de renovação por igual período.

O modelo de gestão do hotel contempla preferencialmente o funcionalismo público. Dos 114 apartamentos disponíveis, 57 se destinam exclusivamente para atender aos servidores públicos, com tarifas diferenciadas.

Reservas
Os servidores poderão fazer suas reservas e esclarecer dúvidas na central de atendimento do Hotel. Para reserva e check-in no hotel, deverão apresentar os dois últimos contracheques, número do Ipsemg e documento de identificação com foto.



* os links serão abertos em uma nova janela

CODEMIG Governo de Minas
© CODEMIG Todos os direitos Reservados Produzido por AG2